Quanto tempo demora para a RPV cair na conta?
Entenda agora mesmo os prazos, processos e assim também as opções para receber sua RPV de forma rápida e eficiente.
Quanto tempo demora para a RPV cair na conta:
Antes de mais nada, o tempo para o pagamento de uma RPV é de até 60 dias após sua expedição.
De acordo com a legislação vigente, o órgão devedor tem até 60 dias para realizar o pagamento após a expedição da RPV.
Portanto, é necessário aguardar o cumprimento de todas as etapas jurídicas, como o trânsito em julgado, fase de cálculo até que a RPV seja expedida e o valor seja finalmente depositado na conta do beneficiário.
Quer entender melhor como são os trâmites para o pagamento? Acompanhe nosso artigo!
Minha RPV passou dos 60 dias e agora?
Se o pagamento da sua Requisição de Pequeno Valor ultrapassou os 60 dias, o próximo passo é o juiz responsável pela ação determinar o sequestro dos valores na conta do órgão devedor.
Após o sequestro, o dinheiro será repassado para você que é o credor, esse trâmite vai ocorrer por meio de um alvará judicial, garantindo o pagamento devido.
O prazo para pagar uma RPV ocorre em dias úteis ou corridos?
A contagem do prazo para pagamento de uma RPV ocorre em dias corridos. Isso significa que, a partir da data de entrega da requisição ao órgão devedor, seja ele federal, estadual ou municipal, o prazo começa a correr imediatamente, sem interrupções nos finais de semana ou feriados.
Nesse sentido, esse sistema de contagem garante uma maior objetividade e eficiência no cumprimento do prazo, evitando assim, atrasos desnecessários e assegurando que o credor receba o valor dentro do período legal.
Como acompanhar o pagamento da RPV?
Para acompanhar o pagamento de uma RPV, você precisa antes de tudo, acessar o site do tribunal que julgou o seu caso ou dos Tribunais Regionais Federais (TRFs).
Nesse sentido, utilize o número do seu CPF ou o número do processo para realizar a consulta. No portal, busque pela seção de RPVs e precatórios, insira seus dados e acesse todas as informações sobre o processo.
Lá, você poderá verificar detalhes como o andamento do pagamento, datas, liberações realizadas e a agência onde o valor será depositado.
Caso você tenha dificuldades com os termos ou dúvidas sobre o processo, entre em contato com seu advogado para obter mais informações detalhadas.
Quais os documentos necessários para receber o pagamento de RPV?
Você deve apresentar os seguintes documentos:
Documento original de identificação com foto (RG, CPF ou CNH) e suas respectivas cópias;
Comprovante de residência com validade de até 90 dias.
Esses documentos garantem a identificação correta do sacador e são indispensáveis para a liberação do pagamento.
Se o seu advogado for sacar o valor da RPV, ele precisa ter uma procuração assinada por você. Esse documento autoriza o advogado a realizar o saque em seu nome de forma legal.
Forma de pagamento da RPV: Como é realizado?
O pagamento da RPV é feito por meio de uma conta judicial aberta em seu nome em bancos federais, como a Caixa Econômica Federal ou o Banco do Brasil.
Nesse sentido, o valor é transferido via TED, que é o método de transferência utilizado pela justiça para garantir o recebimento do crédito.
Pode sacar o valor de RPV em espécie ou passar para outra conta?
Sim, é possível sacar o valor da RPV em espécie. No entanto, essa opção pode ter algumas limitações e exigir procedimentos adicionais.
A nossa recomendação é que você priorize manter o dinheiro em conta por questões de segurança.
Então, peça a transferência desses valores para uma conta que você utilize com mais frequência para facilitar na gestão financeira de seu crédito.
Não quero esperar os 60 dias. Posso vender minha RPV?
Pode sim, é uma escolha do credor querer esperar o tempo da justiça ou vender a RPV para uma empresa que adquire esse tipo de crédito judicial.
A venda ocorre através da cessão de créditos, que é uma modalidade permitida em nossa legislação. Modalidade essa que acelera o recebimento para pessoas que precisam do dinheiro com urgência e precisam resolver suas necessidades e demandas.
Para quem eu posso vender minha RPV?
Você pode, antes de mais nada, vender para o LCbank uma empresa que compra RPV em todo o Brasil e oferece uma das melhores vantagens que é o pagamento que acontece bem rápido em até 24 horas, após a assinatura do contrato.
Por que vender RPV para o LCbank?
Vender sua RPV para o LCbank oferece uma série de vantagens que tornam a experiência positiva e vantajosa:
- Dinheiro imediatamente: Receba o valor diretamente na sua conta, permitindo que você atenda suas despesas sem atrasos.
- Excelência no Atendimento: O LCbank é antes de mais nada, reconhecido por seu atendimento ao consumidor, com uma avaliação de 5,0 estrelas no Google e feedback positivo no Reclame Aqui.
- Responsabilidade jurídica: Ao vender sua RPV para o LCbank, a responsabilidade jurídica relacionada ao negócio é do próprio LCbank.
- Segurança de Dados: Seus dados estão protegidos! O LCbank assegura sigilo e confidencialidade em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
Garantia e validade do contrato e o cumprimento rigoroso da legislação vigente. Isso significa que você pode ficar tranquilo, sabendo que sua transação está protegida e assim em conformidade com as normas legais.
Além disso, o LCbank dispõe de um serviço com a assistência de profissionais especializados, proporcionando uma experiência tranquila para cada cliente.
Gostou de saber de todas essas informações?
Esperamos ter tirado também sua dúvida de quanto tempo demora para a RPV cair na conta.
Confira sempre que quiser nossos conteúdos relacionados aos créditos judiciais como RPV e conte com nosso serviço de antecipação de RPV.
Cássia Dantas
Redatora